Paraná sedia a Abertura Nacional da Colheita da Soja e BOAS marca presença

Abertura da colheita

Canal Rural

Mais uma safra de soja chega à fase final no Brasil e, para celebrar, o Projeto Soja Brasil realizou nesta quinta-feira, dia 24, a Abertura Nacional da Colheita da Soja, no município de Apucarana, no Paraná. O evento, organizado na Fazenda Ubatuba, contou com a presença da ministra da Agricultura, Tereza Cristina.

Como acontece tradicionalmente, as colheitadeiras entraram em campo para a simbolizar o começo dessa fase do ciclo da lavoura da oleaginosa. Antes disso, porém, o meteorologista Paulo Etchichury fez uma análise do clima em todo o País, tanto para o fim da safra de soja, quanto para o início dos próximos ciclos.

Na sequência, o Projeto Soja Brasil trouxe uma roda de conversa com os principais nomes do setor. O assunto que pautou as discussões foram as perspectivas para a cultura em 2019. A diretora-executiva do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB) e coordenadora do programa Boas Práticas Agronômicas (BOAS), Adriana Brondani, participou do debate.

Adriana destacou a adoção da biotecnologia no Brasil e comentou sobre os desafios para a manutenção da sustentabilidade dessa ferramenta. Segundo a executiva, a eficiência das sementes geneticamente modificadas resistentes a insetos está intimamente vinculada à adoção de boas práticas. “Sem um manejo adequado, os benefícios que as culturas resistentes a insetos trouxeram ao longo dos últimos anos podem estar em risco e produtor pode ser o maior prejudicado”, alertou.

Adriana Brondani durante roda de conversa

Adriana Brondani durante roda de conversa – Canal Rural

Por fim, a ministra Tereza Cristina falou sobre os rumos do setor e os principais projetos para esta temporada. Também estavam presentes no evento os presidentes da Associação Brasileira dos Produtores de Soja (Aprosoja Brasil), Bartolomeu Braz Pereira; da Aprosoja-PR, Márcio Bonesi; e de Aprosojas de outros estados.

Com informações do Canal Rural.