Genoma do nematoide do cisto da soja é desvendado e pode ajudar em seu controle

Pesquisadores da Universidade Estadual de Iowa, Estados Unidos, sequenciaram o genoma do nematoide do cisto da soja (Heterodera glycines). Ou seja, desvendaram as características do seu DNA. Nematoides do cisto de soja são vermes parasitas que infectam raízes dessa planta e devastam a produção causando perdas severas. As populações de nematoides, além de se acumularem nos campos, permanecem no solo por anos.

Raiz de soja com sintoma causado por nematoide.

Raiz de soja com sintoma causado por nematoide. MAZER, Dulce, Embrapa Soja

Agora, com o genoma do verme totalmente mapeado, cientistas poderão desenvolver melhores estratégias de controle dessa praga. O feito foi publicado na revista científica BMC Genomics.


SAIBA MAIS

Conheça as principais doenças que atingem lavouras de soja, milho e algodão no Brasil

Soja Bt: Como essa tecnologia protege a lavoura


 

Como o genoma do nematoide do cisto da soja foi sequenciado

Por anos, as características genéticas do nematoide do cisto da soja impediram os cientistas de sequenciar o genoma completo do verme. Cerca de um terço dos 29.769 genes do nematoide são repetitivos, o que complicou o processo de sequenciamento e montagem, segundo os pesquisadores do estudo. Era como montar um quebra-cabeça para o qual todas as peças são idênticas.

Para vencer esse desafio, a equipe de sequenciamento usou técnicas avançadas de bioinformática. Isso , que permitiu decodificar toda a sequência do genoma do nematoide e possibilitou a montagem de um código genético de alta qualidade. Os pesquisadores sequenciaram porções menores e, posteriormente, juntaram ou essas partes formando o genoma completo.

O genoma do nematoide mapeado pode contribuir com o melhoramento genético da cultura

O sequenciamento do genoma do nematoide preenche importantes lacunas na compreensão científica dessa praga. Ele tornará possível estudar e comparar diferentes populações de nematoides em níveis aprofundados.

Quando os nematóides infectam uma planta de soja, eles lutam contra as defesas naturais da planta. A sequência completa do genoma é um pré-requisito importante para entender como eles se sobrepõem a essas defesas.

Fonte: BMC Genomics, Redação BOAS, Maio de 2019.