Conheça os vencedores do prêmio Personagem da Soja de 2019

Nesta quarta-feira (24), durante o encerramento da temporada 2018/2019 da soja, foram revelados os vencedores do concurso Personagem Soja Brasil. A cerimônia de premiação, já em sua quinta edição, foi realizada em Brasília e concedeu prêmios a produtores e pesquisadores que fizeram a diferença na cadeia produtiva da oleaginosa.

Os concorrentes foram divididos em duas categorias – produtores e pesquisadores – e tiveram suas histórias contadas para toda a comunidade agropecuária brasileira. Ao todo foram premiados quatro participantes. Dois escolhidos por meio de votação popular, encerrada no dia 15 de março, e outros dois por uma comissão julgadora, sendo um produtor e um pesquisador em cada um dos casos. A coordenadora do programa Boas Práticas Agronômicas (BOAS), Adriana Brondani, prestigiou a entrega dos prêmios, que também contou com a presença de autoridades como o presidente da Embrapa, Sebastião Barbosa e o presidente da Aprosoja Brasil, Bartolomeu Braz.

Vencedores voto popular

Produtor

Belmiro Catelan, do município de São Desidério (BA), teve a coragem de deixar suas propriedades estabelecidas e produtivas no Rio Grande do Sul, para encarar o desafio de abrir a fronteira agrícola do Nordeste do país. Mesmo desacreditado por amigos e conhecidos, ele enfrentou o desafio e hoje a fazenda Guarani é referência em produtividade.

Pesquisador

Jurema Rattes, do municípios de Rio Verde (GO), é professora e pesquisadora da Universidade de Rio Verde, em Goiás. São anos de experiência na área de entomologia agrícola com ênfase em bioecologia, focado nas pragas existentes no cerrado e no manejo de pragas de grandes culturas, como a soja.

Vencedores comissão julgadora

Produtor

Herbert Bartz, produtor do município de Rolândia (PR) e nascido em Santa Catarina, passou sua infância na Alemanha e conheceu de perto os horrores da guerra. Por ter passado fome ainda criança, Herbert sonhou em um dia poder produzir alimentos de qualidade em abundância. Anos depois, de volta ao Brasil e com um sotaque bastante característico, ele colocou o plano em prática e se tornou um agricultor referência.

Pesquisador

Sérgio Brommonschenkel é pesquisador e professor da Universidade Federal de Viçosa e teve a honra de ter um de alguns de seus estudos publicados na Nature Biotechnology, considerado um periódico científico de grande impacto na área da biotecnologia. Um dos grandes destaques de sua pesquisa foi desenvolver uma variedade de soja transgênica resistente à ferrugem asiática.

Sérgio Brommonschenkel

Sérgio Brommonschenkel

Com informações do Canal Rural.