CESB e CropLife Brasil anunciam parceria com foco em inovação e intensificação sustentável da soja

São Paulo, abril de 2021 – Produzir mais sem aumentar a área de cultivo é um dos grandes desafios da humanidade. Para a produtividade média da soja no Brasil ultrapassar as 60 sacas por hectare, é necessário o uso combinado de tecnologias e a disseminação das melhores práticas agrícolas para todos os sojicultores. O uso de tecnologias modernas e a construção de solos mais sustentáveis são elementos chave na fórmula de sucesso utilizada por 216 produtores que participaram do Desafio de Máxima Produtividade da Soja na safra 2019/2020. Esse seleto grupo de sojicultores alcançaram a produtividade média de 90 sacas de soja por hectare, ou seja, 35 sacas por hectare acima da média nacional, hoje em torno de 55 sacas/ha.  A disseminação estruturada destas informações é essencial e contribui para que outros produtores brasileiros possam acelerar o passo em busca de maior produtividade a cada safra.

Com o objetivo de ajudar ainda mais os sojicultores, o Comitê Estratégico Soja Brasil (CESB), que promove constantemente as melhores técnicas de sojicultura no país, firmou uma parceria inédita com a CropLife Brasil, instituição que reúne as empresas que mais investem em pesquisa, desenvolvimento e inovação para proteção e melhoramento de plantas em diferentes sistemas produtivos do agronegócio.

De acordo com Leonardo Sologuren, presidente do CESB, a expectativa é que a parceria amplie o acesso do sistema produtivo a informações estratégicas que possam ajudar a aumentar a média produtiva do cultivo de forma sustentável e inteligente. “A ação visa promover um ecossistema de inovação voltado para altas produtividades, assim como fomentar o desenvolvimento socioeconômico. A parceria entre CESB e CropLife Brasil deverá estimular o setor agrícola por meio do compartilhamento de conhecimentos e transferência de tecnologias modernas”, acrescenta.

Segundo Christian Lohbauer, presidente da CropLife Brasil, a parceria com o CESB está bem alinhada com a missão da CropLife Brasil e visa promover as “melhores práticas” na agricultura. “A CropLife Brasil tem a missão de trabalhar pela defesa, adoção e estímulo à inovação em tecnologias de proteção e melhoramento de plantas que promovam sustentabilidade agrícola, ou seja, o uso combinado de defensivos agrícolas químicos, produtos biológicos, biotecnologia, sementes certificadas e agricultura digital. CESB e CropLife Brasil estão unindo forças para promover eventos, desenvolver estudos, levantamentos, pesquisas, soluções digitais, ações de comunicação e programas destinados ao aprofundamento do conhecimento técnico-científico em prol da sojicultura nacional”, acrescenta.

Para celebrar essa iniciativa, no dia 27 de abril de 2021 das 19h às 20h30, será realizado o webinar “Inovação e Intensificação Sustentável da Soja”, para que sojicultores e outros profissionais que atuam no agro possam conhecer como a inovação em proteção e melhoramento de plantas está contribuindo, juntamente com as melhores práticas agrícolas, para a intensificação sustentável da soja no Brasil.

Confira a programação do evento: Inovação e Intensificação Sustentável da Soja.

  • Abertura: os desafios do CESB e da CropLife Brasil:Leonardo Sologuren (Presidente do CESB)
    • Christian Lohbauer (Presidente da CropLife Brasil)
  • Produtividade e Sustentabilidade, o caminho para o futuro.
    • Décio Luiz Gazzoni (Pesquisador EMBRAPA Soja e Membro Fundador do CESB).
  • Inovações em proteção e melhoramento da soja
    • Roberto Araújo (Engenheiro agrônomo, responsável pela área de educação e boas práticas agrícolas na CropLife Brasil)
  • Sessão de Perguntas & Respostas

Para participar, faça sua inscrição no link: https://materiais.croplifebrasil.org/cesb-clb

O CESB é uma Organização da Sociedade Civil de Interesse Público (OSCIP), que tem por objetivo alavancar a produtividade da soja no Brasil. O comitê é composto por 22 membros e 30 entidades patrocinadoras: Basf, Bayer, Syngenta, UPL, FMC, Jacto, Mosaic, Superbac, Corteva, Instituto Phytus, Eurochem, Compass Minerals, ATTO Adriana Sementes, Stoller, Timac Agro, Brasmax, Stara, Datafarm, Viter, Somar Serviços Agro, Ubyfol, Fortgreen, KWS, Yara, Sumitomo Chemical, Adama, Agrivalle, HO Genética, FT sementes, Biotrop, Koppert e IBRA.

Além do tradicional Desafio Nacional de Máxima Produtividade da Soja, o CESB realiza uma série de outras ações que visam o incremento da produtividade média da sojicultura nacional de maneira sustentável e rentável para seus participantes e sociedade. Uma destas iniciativas é o Máster em Tecnologia Agrícola (MTA Soja), primeiro curso de pós-graduação em soja. Organizado pelo CESB, em parceria com a Elevagro, o curso terá conteúdo abrangente, contemplando boas práticas e altas produtividades. Mais informações pelo telefone: (15) 3418.2021 ou pelo site www.cesbrasil.org.br

A CropLife Brasil (CLB) é uma associação que reúne especialistas, instituições e empresas que atuam na pesquisa e desenvolvimento de tecnologias em quatro áreas essenciais para a produção agrícola sustentável: germoplasma (mudas e sementes), biotecnologia, defensivos químicos e produtos biológicos. Criada em 2019, a CropLife Brasil é resultado da união de entidades que antes representavam cada um destes setores individualmente. Agora, a CLB agrega em uma única plataforma a experiência e o histórico de associações que por décadas lideraram as discussões sobre inovação na agricultura. Mais informações pelo telefone (11) 5091.5033, e-mail: [email protected] ou pelo site www.croplifebrasil.org. Imprensa: SAX Comunicação (11) 5189.0903, Thiago Lotufo Tel: (11) 98272.3209 e-mail: [email protected]   e Alfredo César e-mail: [email protected].