Expointer terá palestra do CIB sobre benefícios e desafios da soja transgênica

Soja02

A 40ª Exposição Internacional de Animais, Máquinas, Implementos e Produtos Agropecuários (Expointer) será promovida em Esteio (RS), de 26 de agosto a 3 de setembro, e entre suas principais atrações está a palestra “Os Desafios da Biotecnologia na Safra 2017/2018”. A conferência será ministrada pelo engenheiro agrônomo e consultor do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB) Marcelo Gravina, no dia 31, a partir das 19h20. A realização é do Canal Rural, no âmbito do Projeto Soja Brasil, e o evento ocorrerá na Arena Canal Rural, dentro do Parque Estadual de Exposições Assis Brasil, a 25 quilômetros de Porto Alegre.

“Vou traçar um panorama do uso da biotecnologia no Brasil e no mundo e falar mais especificamente da cultura da soja. Abordarei as aprovações de eventos que poderão se tornar produtos comerciais no futuro, os benefícios ambientais e econômicos da soja transgênica e o quanto ela contribui para o aumento da produção e da produtividade no campo”, antecipa Gravina, que é professor titular da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS).

Na sequência, o conselheiro do CIB destacará a importância da utilização correta da biotecnologia na agricultura e das boas práticas agronômicas para manutenção das tecnologias que conferem resistência a insetos (Bt) e tolerância a herbicidas. Ao final da palestra, que terá transmissão online do Canal Rural, haverá um debate e abertura para perguntas do público.

Marcelo Gravina

Conselheiro do CIB, Gravina fará palestra sobre desafios da biotecnologia no campo. Foto: Débora Klempous

A conferência de Gravina integrará o Segundo Fórum da Safra 2017/2018 do Projeto Soja Brasil, que tem como tema “O que esperar da política e da economia até as eleições de 2018 e o segredo da alta produtividade da soja”. Além de palestra sobre o cenário macroeconômico do País, haverá apresentação sobre melhoramento genético, sob comando do pesquisador Carlos Arias, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), e outra intitulada “Manejo de Soja para Altos Rendimentos: Fatos e Mitos”, a cargo do engenheiro agrônomo e doutor pela Universidade de São Paulo (USP) Elmar Luiz Floss.

Expointer

Considerada uma das maiores feiras a céu aberto da América Latina, promovida pela Secretaria da Agricultura, Pecuária e Irrigação (SEAPI) do Rio Grande do Sul, a Expointer reúne as últimas novidades da tecnologia agropecuária e agroindustrial, com destaque para máquinas modernas, o melhor da genética e as principais raças de bovinos, equinos e ovinos – entre outros animais – criadas no Estado.

Em 2016, o evento recebeu 355 mil visitantes e comercializou quase R$ 2 bilhões em máquinas e implementos agrícolas, animais, artesanato e produtos da agroindústria familiar. Nesta edição, que tem como slogan “O Campo Cria o Futuro”, a feira será aberta ao público diariamente, das 8h às 20h, e terá cerca de 2.500 expositores.

Expointer

Expointer recebeu 355 mil visitantes e comercializou quase R$ 2 bilhões em 2016. Foto: Fernando Dias/SEAPI

Expointer

Feira em Esteio (RS) é uma das maiores a céu aberto da América Latina. Foto: Fernando Dias/SEAPI