Congresso de Milho e Sorgo apresenta informações sobre manejo de pragas

A cidade de Bento Gonçalves (RS) recebe nesta semana a 31° edição do Congresso Nacional de Milho e Sorgo que este ano tem como tema Milho e Sorgo: inovações, mercados e segurança alimentar. Quem visitar o evento no dia 27/09 (terça-feira) poderá participar de um workshop, às 14h30, sobre Boas Práticas Agronômicas em Culturas Bt ministrada pelo doutor em Entomologia, José Magid Waquil.

A utilização de sementes transgênicas no Brasil tem aumentado sistematicamente nos últimos anos, com destaque para as variedades resistentes a insetos. A adoção da tecnologia Bt no País é reflexo da eficiência no controle de pragas e da confiança que o produtor depositou nesta inovação, mas a evolução da resistência em populações de pragas ainda é uma realidade. Para tratar deste tema a diretora-executiva do Conselho de informações sobre biotecnologia (CIB), Adriana Brondani, apresenta no dia 28/09, a palestra Sustentabilidade das tecnologias de resistência a insetos, seguida na sequência pelo José Waquil que volta ao evento para falar sobre estratégias de manejo da resistência de insetos para eventos de milho Bt.

O Congresso de Milho e Sorgo acontece até o dia 29/09 e irá reunir pesquisadores, produtores, estudantes, técnicos e dirigentes das indústrias de insumos e de máquinas e equipamentos agrícolas, de cooperativas, para analisar e discutir os avanços das tecnologias responsáveis pelo desenvolvimento das culturas de milho e sorgo. O evento é realizado pela Fundação Estadual de Pesquisa Agropecuária (FEPAGRO) e EMATER/RS, em parceria com a Embrapa Milho e Sorgo.

 



Eventos