Produtores goianos participam do Jogo Boas e palestra interativa

A Caravana do Projeto Soja Brasil estará nos dias 28 e 29 de janeiro no município de Cristalina (GO), durante a Abertura Oficial da Colheita da Soja, para apresentar informações sobre o mercado da soja e as melhores ações para combater a evolução da resistência de pragas. O Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB) participará do evento com uma palestra interativa sobre a biotecnologia nas lavouras brasileiras e com o Jogo Boas, feito para testar os conhecimentos dos agricultores sobre as Boas Práticas Agronômicas. O evento é fruto de uma parceria entre a Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja), Federação da Agricultura e Pecuária de Goias (Faeg) e Canal Rural.

No segundo dia do evento, a diretora-executiva do CIB, Adriana Brondani, fará palestra interativa sobre o uso da biotecnologia no campo, na qual irá orientar o produtor a respeito do uso sustentável das tecnologias, com destaque para a adoção de áreas de refúgio. “É importante que o produtor saiba que o uso de culturas transgênicas resistentes a insetos (Bt) deve estar sempre associado ao plantio de áreas de refúgio que, em conjunto com outras práticas, atuam preventivamente retardando o processo de evolução da resistência em populações de insetos-praga”, disse.

Os produtores que comparecem nos dois dias também terão a oportunidade de se informar sobre as boas práticas agronômicas de um jeito diferente e divertido. O CIB irá promover na carreta do Canal Rural o Jogo Boas. Quem participar, além de se obter informações técnicas e tirar dúvidas com um especialista, poderá ganhar brindes.

Biotecnologia em Goiás

O estado é o quarto do País em área plantada com biotecnologia, somando 2,65 milhões de hectares, segundo o último relatório divulgado pelo Serviço Internacional para a Aquisição de Aplicações de Agrobiotecnologia (ISAAA). Desse total, 2,59 milhões de hectares são destinados ao cultivo da soja.



Eventos