CIB faz palestra interativa e apresenta jogo de Boas Práticas Agronômicas

O Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB) participou na última terça-feira (6/10) de mais uma edição da Caravana Soja Brasil. Nesta etapa foi a vez dos produtores do Tocantins, no município de Porto Nacional, aproveitarem a abertura do plantio de soja da safra 2015/2016 para saber mais sobre a tecnologia Bt e se informar sobre as melhores ações para combater a evolução da resistência de pragas e proteger sua produtividade.

A diretora-executiva do CIB, Adriana Bondrani, ressaltou a importância da adoção das boas práticas para a promover a sustentabilidade da biotecnologia agrícola. Em palestra interativa sobre a biotecnologia nas lavouras brasileiras, ela tirou dúvidas sobre o Manejo Integrado de Pragas (MIP) e orientou o agricultor no uso sustentável das tecnologias, com destaque para a adoção de áreas de refúgio. “Ao utilizar uma área de refúgio o produtor consegue prevenir ou retardar o estabelecimento de populações de pragas resistentes”, disse.

A área de refúgio deve ser conduzida de acordo com as recomendações do Manejo Integrado de Pragas. Deste modo, o produtor que realizar o monitoramento de insetos em sua propriedade e, quando necessário, utilizar outras táticas de controle que visem reduzir a população da praga abaixo dos níveis de dano econômico, irá proteger a produtividade.

Inovação

O CIB também levou à Caravana Soja Brasil um jogo para testar os conhecimentos dos produtores sobre as Boas Práticas Agronômicas. Mais de 200 pessoas brincaram e puderam tirar suas dúvidas com o engenheiro agrônomo e conselheiro do CIB, José Magid Waquil. Foram distribuídos brindes como a camiseta da campanha de Boas Práticas Agronômicas em Culturas Bt com o slogan: Tecnologia no Campo – Adoto e preservo.

P10108772



Eventos