Caravana Soja Brasil atinge mais de 600 produtores no Paraná

Público concentrado na palestra em Bandeirantes | Crédito: Davi Moura

O Paraná foi palco de uma iniciativa pioneira do Projeto Soja Brasil. A Caravana do programa, que passou pelo Estado entre os dias 11 e 15 de dezembro, pela primeira vez fez suas atividades em parceria com as cooperativas locais. A partir do município de Bandeirantes, passando depois por Guaíra, Campo Mourão, Guarapuava e Cascavel, as visitas contaram com palestras sobre a preservação da biotecnologia no campo, técnicas de manejo, comercialização da soja e perspectivas sobre a política e a economia brasileira.

A primeira parada aconteceu na cooperativa Integrada, no dia 11, no município de Bandeirantes. No dia seguinte, foi a vez da Cooperativa Agroindustrial Copagri receber a caravana em Guaíra e no dia 13 a cooperativa Coamo em Campo Mourão. A quarta parada da Caravana, dia 14, ocorreu em Guarapuava e teve como anfitriã a cooperativa Agrária. O município de Cascavel fechou a passagem do projeto pelo Estado, no 15, na cooperativa Coopavel.

José Magid Waquil palestrando sobre a “Preservação da Biotecnologia no Campo” no município de Guaíra | Crédito: Davi Moura

Em todos os encontros o engenheiro agrônomo, doutor em Entomologia pela Universidade Texas A&M (EUA) e membro do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB), José Magid Waquil, abordou o tema “Preservação da Biotecnologia no Campo”. De acordo com o especialista em manejo da resistência, a biotecnologia tem se mostrado uma importante ferramenta para os produtores, mas é necessário que eles estejam atentos e adotem algumas estratégias para a preservação dessa tecnologia. Waquil destaca o plantio de refúgio como a principal ferramenta para retardar a evolução de pragas resistentes.

Participante de Campo Mourão com o power bank que ganhou no sorteio | Crédito: Davi Moura

Além disso, o programa Boas Práticas Agronômicas (BOAS) fez diariamente o sorteio de carregadores portáteis para celular (power banks) entre os participantes. Ao todo, mais de 600 pessoas participaram das atividades e 50 foram premiadas com essas baterias externas.

Sobre o Projeto Soja Brasil

O projeto tem a realização do Canal Rural e da Associação dos Produtores de Soja do Brasil (Aprosoja Brasil), com a coordenação técnica da Embrapa Soja. O apoio institucional é do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB), no âmbito do programa Boas Práticas Agronômicas (BOAS, e da Associação Brasileira de Sementes e Mudas (Abrasem).