Avanços no uso de plantas transgênicas no Brasil são tema de palestra na Unesp

Plantação de milho

O universo das plantas transgênicas, das variedades Bt (resistentes a insetos) e do Manejo da Resistência de Insetos (MRI) está presente na temática do XI Curso de Inverno em Entomologia Agrícola, promovido pela Universidade Estadual Paulista (Unesp) de Jaboticabal. A partir desta segunda até sexta-feira (14), serão realizados 13 palestras e nove minicursos que, entre outros assuntos, vão abordar questões como “biossegurança em pesquisa, uso e contribuições de plantas Bt” e “atualidades no manejo de pragas resistentes aos inseticidas e proteínas Bt em soja, milho e algodão”.

Um dos palestrantes é o engenheiro agrônomo e consultor do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB) José Magid Waquil, que subiu ao palco nesta terça (11), das 10h30 às 12h, para falar sobre os “Avanços no uso de plantas transgênicas no Brasil”, com foco nas culturas de soja, milho e algodão. “Expliquei o que são plantas transgênicas, a adoção delas no País e no mundo, os eventos já aprovados aqui, a evolução tecnológica, o benefício da transgenia para essas três culturas, as boas práticas agronômicas, as pragas-alvo das tecnologias Bt e o manejo dessas pragas”, cita Waquil, que é pós-doutor em Resistência de Plantas e Insetos pela Universidade do Nebraska (EUA) e fez carreira como pesquisador da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa).

Segundo o conselheiro do CIB, sua palestra foi uma introdução ao tema, com conhecimentos básicos para o entendimento do papel da transgenia dentro do conceito do Manejo Integrado de Pragas (MIP) e das boas práticas agronômicas. Outras palestras do Curso de Inverno com abordagens semelhantes são: “O custo-benefício dos transgênicos no campo” e “Manejo da resistência de insetos a plantas transgênicas”.

As inscrições ainda estão abertas e custam R$ 100, o que dá direito a assistir a todas as palestras e fazer um dos minicursos, que acontecem simultaneamente, na parte da tarde. Entre os participantes, há estudantes de biologia e agronomia, mas o evento é aberto ao público. O curso da Unesp também terá um concurso de fotos de insetos, ácaros e nematoides, além de um espaço para crianças e adolescentes chamado “Entomokids”.

Para ver os temas de todas as palestras e minicursos, clique aqui. Mais informações, pelo e-mail xiciea2017@gmail.com ou pelo Facebook.

Serviço:

XI Curso de Inverno em Entomologia Agrícola

Data: 10 a 14/7/2017

Local: Centro de Convenções – Rua Prof. Paulo Donato Castellane – Campus Unesp/Faculdade de Ciências Agrárias e Veterinárias (FCAV), em Jaboticabal (SP)

Custo: R$ 100 



Eventos