Fique por dentro da Abertura Oficial do Plantio da Soja, em Sinop

Nos dias 21 e 22 de setembro a cidade de Sinop (MT) receberá a Abertura do Plantio da Soja, evento que faz parte do Projeto Soja Brasil e tem como objetivo compartilhar com os produtores conhecimentos de pesquisa e gestão do campo. Nessa etapa do projeto o tema central será “custos de produção” e as palestras serão ministradas na sede da Embrapa Agrossilvipastoril.

O doutor em Entomologia e professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFGRS), Marcelo Gravina, participará do primeiro dia do evento explicando as características das variedades transgênicas que chegarão no campo e o impacto que esses produtos poderão ter na receita do produtor. “Vou dar uma visão geral do que está se usando atualmente em soja, milho e algodão em termos de biotecnologia, avaliando o impacto econômico, a melhoria da produtividade e, consequentemente, a redução de custos”, diz Gravina.

Uma das principais mensagens que o professor da UFRGS quer passar para os produtores é a de que com as tecnologias já existentes ficou clara a necessidade de um manejo correto e da adoção de áreas de refúgio para culturas Bt. “O problema da resistência de insetos em lavouras Bt não é da biotecnologia, mas, sim, do mau uso. Quando as novas tecnologias chegarem o produtor já tem que ter feito a lição de casa”, afirma.

A grade de palestras no dia começa às 9h30 (no horário de MT ou 10h30 horário de Brasília). No dia 22 acontece o início do plantio com a apresentação de máquinas agrícolas. O Projeto Soja Brasil é uma iniciativa da Aprosoja Brasil e Canal Rural e conta com o apoio Institucional do Conselho de Informações sobre Biotecnologia (CIB).



Eventos