O monitoramento de pragas na lavoura é fundamental na tomada de decisão. Essa prática determina a situação das pragas na cultura, avalia os danos e prejuízos que podem estar ocorrendo e define o momento da aplicação de inseticida. Assim, o monitoramento constitui-se na base de todo e qualquer programa de manejo integrado, devendo ser uma prática rotineira realizada durante todo o ciclo da cultura. Sempre que necessário realizar mais de uma aplicação de inseticida, alternar os modos de ação de maneira a evitar a seleção de insetos resistentes.

Dica do Boas

Lembre-se de rotacionar inseticidas com diferentes modos de ação quando houver necessidade de mais de uma aplicação.

Cada tecnologia Bt apresenta diferentes espectros de ação. Assim, as pragas-alvo, como também o nível de controle de cada uma dessas pragas, poderão variar de acordo com a tecnologia utilizada.

Pragas2

Pragas1

A rápida adoção da tecnologia Bt na cultura do milho no Brasil foi reflexo da boa eficiência no manejo das principais pragas-alvo. Porém, o uso inadequado dessa tecnologia devido à não adoção de boas práticas de manejo pode ter como consequência a perda de sua eficácia.

O refúgio tem sido fundamental para a durabilidade da tecnologia Bt. Além de adotar essa área, o agricultor deve continuar realizando o monitoramento das lavouras, assegurando a proteção do seu investimento e da produtividade.